SIGA



O-Sensei
Morihei Ueshiba
(1883-1969)
Fundador do Aikido

INFORMAÇÕES BÁSICAS

ETIQUETA

1. Ao entrar e sair do tatame, fazer sempre uma reverência dirigida ao retrato do fundador Morihei Ueshiba e outra dirigida aos shomen (aikidoistas).

2. Cuide de sua higiene: o gi (uniforme) deve estar sempre limpo e as unhas das mãos e pés bem aparadas ou protegidas por esparadrapo, para evitar ferir um companheiro.

3. Remova toda e qualquer jóia antes de pisar no tatame. Cabelos compridos devem ser presos com elástico e não com presilha.

4. É importante que o praticante não se atrase e participe da cerimônia formal que inicia todas as aulas, mas, se houver um motivo de força maior, ele deve esperar fora do tatame, até que o sensei lhe dê permissão para juntar-se aos demais. Faça as reverências e se adapte ao ritmo dos exercícios, evitando que o seu atraso prejudique o treino.

5. O tatame não é um lugar para se "bater papo". Fale apenas o imprescindível. O Aikido foi criado para se treinar. Antes do início do treino, faça seu aquecimento em silêncio, depois se sente formalmente, seguindo a hierarquia, em meditação silenciosa. Os minutos que antecedem o treino servem para esvaziar a mente dos problemas diários e preparar o praticante para as atividades.

6. Quando o sensei demonstrar uma técnica, fique sentado em seiza, preste atenção e não faça perguntas. Suas dúvidas poderão ser tiradas no decorrer da aula.

7. Quando estiver recebendo instruções pessoais do sensei, sente-se em seiza e observe tudo atentamente. Faça sempre uma reverência quando terminar. Se ele estiver instruindo outro aluno, qualquer praticante e seu parceiro poderão suspender a prática a fim de observar, desde que fiquem sentados formalmente e façam uma reverência quando terminar.

8. Quando o fim de uma técnica for determinado, pare imediatamente. Faça uma reverência e agradeça seu parceiro. Então, junte-se depressa aos outros praticantes.

9. Se for absolutamente necessário perguntar algo ao sensei, vá até ele, nunca o chame.

10. Respeite os mais experientes e nunca discuta uma técnica.

11. Os mais experientes devem, por sua vez, treinar sempre com os mais novos, conduzindo o movimento, em caso de dúvida. Mas nunca devem corrigi-lo ou instruí-lo, isso cabe única e exclusivamente ao sensei.

12. Não abandone o tatame durante a prática. Em caso de ferimento, peça ao sensei para ser liberado.

13. Ao término do treino, aguarde o assentimento do sensei, e então agradeça cada parceiro com que treinou e faça uma reverência formal. Imediatamente, inicie a limpeza do dojo. Primeiro, o tatame deve ser limpo com pano umedecido, seguido por um seco. Depois, sim, o praticante poderá tirar alguma dúvida com um parceiro, desde que seja treinando.

14. Nunca fique deitado, espreguiçando-se no tatame ou "batendo papo". Há outras áreas do dojo destinadas ao convívio social.

REGRAS DO DOJO

1. Este dojo segue rigorosamente as regras tradicionais da boa conduta. Seu espírito provém diretamente do fundador do Aikido e é um lugar onde são transmitidos os seus ensinamentos. Cabe a cada estudante honrá-los e segui-los com sinceridade.

2. Incumbe-se cada estudante de cooperar para criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito.

3. A limpeza é uma prece de ação de graças. Todos deverão participar da limpeza do dojo, mantendo igualmente limpos o coração e a mente.

4. Sem a direta permissão do sensei, o dojo não poderá ser utilizado para nenhum outro propósito, que não as aulas regularmente marcadas.

5. É prerrogativa do sensei decidir se irá ou não tomar você como aluno. A técnica não se compra. A taxa mensal de contribuição garante o local do treinamento e dá a você a oportunidade de mostrar um pouco de gratidão pelas lições recebidas. O estudante deve pagar a contribuição na data marcada.

6. Respeite o Fundador e seus ensinamentos da forma como forem transmitidos pelo sensei. Respeite o dojo, respeite o seu material de treinamento e respeite os colegas.